Ícone do site Contabilidade em Lauro de Freitas | BM Cont

Reajuste da mensalidade escolar: como funciona e como calcular?

Reajuste Da Mensalidade Escolar Dicas E Orientações - Contabilidade em Lauro de Freitas | BM Cont

Reajuste da mensalidade escolar: como funciona e como calcular?

O reajuste da mensalidade escolar é um assunto que requer atenção e cuidado por parte das escolas e dos pais ou responsáveis. Veja como calcular o aumento, de forma correta e eficiente.

O reajuste da mensalidade escolar é um tema que gera muitas dúvidas e preocupações entre as escolas e os pais de alunos. 

Afinal, como é definido o valor do aumento? Quais são os critérios e os limites legais para o reajuste? Como comunicar e negociar o reajuste com os responsáveis? 

Neste artigo, vamos esclarecer essas e outras questões sobre o reajuste da mensalidade escolar. 

Acompanhe!

Como é calculado o reajuste da mensalidade escolar?

O reajuste da mensalidade escolar deve ser calculado com base na planilha de custos da escola, que deve considerar os seguintes fatores:

A inflação afeta o poder de compra das famílias e o custo de vida das escolas, que precisam repassar esse aumento para as mensalidades. 

O índice mais usado para medir a inflação é o IPCA, calculado pelo IBGE.

A planilha de custos deve ser elaborada com transparência e critério, levando em conta a realidade financeira da escola e o perfil socioeconômico dos alunos. 

Veja também:

Qual é o limite legal para o reajuste da mensalidade escolar?

Não há um limite legal pré-definido para o reajuste da mensalidade escolar, mas há alguns princípios e normas que devem ser respeitados pela escola, conforme o Código de Defesa do Consumidor e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 

São eles:

O contrato deve ser claro, preciso e de fácil compreensão, e deve ser entregue uma via aos contratantes.

Como comunicar e negociar o reajuste da mensalidade escolar?

A comunicação e a negociação do reajuste da mensalidade escolar são etapas fundamentais para manter uma boa relação entre a escola e os pais ou responsáveis. 

A escola deve adotar as seguintes medidas:

Comunicar com antecedência

A escola deve enviar aos pais ou responsáveis uma carta, ou um e-mail informando o valor da mensalidade e o percentual de reajuste, bem como a data limite para a matrícula. 

Deve-se disponibilizar também a planilha de custos que justifica o aumento, caso seja solicitada.

Explicar os motivos

A escola deve esclarecer aos pais ou responsáveis os motivos que levaram ao reajuste da mensalidade, destacando os benefícios e as melhorias, que serão proporcionados aos alunos e à comunidade escolar.

Ouvir as demandas

A escola deve estar aberta ao diálogo e à negociação com os pais ou responsáveis, ouvindo suas demandas, dúvidas, sugestões e reclamações. 

Ela deve buscar soluções que atendam aos interesses de ambas as partes, sem prejudicar a qualidade do ensino ou a sustentabilidade da instituição.

Oferecer alternativas

A escola deve oferecer alternativas para facilitar o pagamento da mensalidade, como descontos, bolsas, parcelamentos, financiamentos, etc. 

Deve considerar também a situação econômica e social dos alunos, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, ou de inadimplência.

A BM Cont pode te auxiliar!

O reajuste da mensalidade escolar é um assunto que requer atenção e cuidado, por parte das escolas e dos pais ou responsáveis.

Assim, a escola poderá garantir a qualidade e a continuidade do serviço educacional, bem como a fidelização e a captação de alunos.

Você pode encontrar algumas dificuldades, pensando nisso, a BM CONT oferece uma equipe de profissionais especializados para te auxiliar em todo o processo.

Quer saber mais? Entre em contato e faça o reajuste da mensalidade escolar, de maneira correta e eficaz.

FALAR COM UM PROFISSIONAL DA BM CONT!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile