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Guia prático de como calcular o preço dos serviços prestados
Conheça informações importantes que vão ajudar você a calcular o preço dos serviços de forma correta
Determinar o preço correto para um produto ou serviço é essencial para manter a boa saúde financeira de uma empresa, bem como para o sucesso do seu negócio.
Afinal, essas vendas são uma das principais fontes de receita de uma empresa, seja essa venda de um produto ou de um serviço.
Mesmo vendendo serviços, você precisa considerar o custo envolvido em sua produção e venda.
A grande maioria desses custos está relacionada à mão de obra envolvida, considerando o tempo, conhecimento e serviço do profissional.
Porém, como calcular o preço dos serviços praticados em sua prestadora de serviços?
Continue a leitura conosco e tenha as informações de que você precisa para realizar esse cálculo de forma efetiva.
Leia também:
- Qual a Diferença entre Preço x Valor? Você aplica estes conceitos em seus negócios?
- Como potencializar os resultados da sua empresa de serviços
- Entenda como o planejamento tributário ajuda a enxugar os custos em sua empresa.
Afinal, o que é o preço de prestação de serviços?
O primeiro ponto que precisa ser esclarecido é em relação ao preço de prestação de serviços. Afinal, o que isso significa de fato?
Em termos simples, trata-se do valor que é cobrado pelos seus serviços, o preço pelo qual seus serviços são vendidos, também chamado preço de venda.
Esse valor deve cobrir o custo de produção, as despesas com vendas e marketing e o valor do lucro que você deseja obter com cada serviço a fim de ter um bom retorno.
Isso significa que, antes de definir o preço que será cobrado pelos seus serviços, é necessário identificar quanto você gasta para realizá-los.
Desse modo, para calcular o preço de serviços prestados, o primeiro passo é calcular o total gasto para comercializar e vender esses serviços, assim como a sua margem de lucro esperada.
Sobre isso, falaremos mais adiante…
Qual a importância de calcular o preço de serviços prestados corretamente?
Calcular o preço de serviços de forma incorreta pode trazer muitos prejuízos para a sua prestadora de serviços, principalmente em relação aos seus lucros.
Isso porque, caso você estabeleça um preço muito baixo, mesmo que o número de serviços prestados aumente, você corre o risco de não obter lucros ou mesmo de obter resultados negativos, quando os valores obtidos de suas vendas não conseguem nem mesmo cobrir seus custos.
Já estabelecer valores muito elevados pode fazer com que você perca clientes, o que também irá impactar negativamente sua lucratividade.
Ou seja, calcular o preço dos serviços prestados incorretamente pode trazer os seguintes prejuízos:
- Queda no faturamento e na lucratividade;
- Perda de clientes e de credibilidade;
- Despesas maiores que as receitas;
- Prejuízos financeiros;
- Acúmulo de dívidas;
- Risco de falência.
Diante disso, calcular o preço correto de seus serviços deve ser uma das principais preocupações de sua empresa.
Mas como realizar esse cálculo corretamente? Veja a seguir!
Como calcular preço de serviços prestados?
1. Conheça os custos dos serviços prestados
Como já foi falado anteriormente, o primeiro passo para calcular o preço de serviços corretamente é calcular o total gasto para comercializar e vender esses serviços.
O custo de um serviço é a soma do preço da matéria-prima utilizada em sua fabricação com a mão de obra utilizada para a sua produção e outros gastos que estejam diretamente ligados ao serviço.
Ele também inclui os salários dos funcionários envolvidos na prestação de serviços, bem como os gastos relacionados ao funcionamento da empresa, como aluguel, ferramentas utilizadas etc.
Nesse sentido, é importante destacar também que, ao definir o preço de venda apropriado para um serviço, é fundamental avaliar o equilíbrio entre o preço de mercado, os custos e as despesas totais envolvidas.
2. Defina sua margem de lucro
Para definir sua margem de lucro, é necessário estabelecer o dinheiro que você pretende ganhar na prestação de seus serviços.
Mas atenção: é importante garantir que a sua margem de lucro esteja em conformidade com o seu mercado de atuação.
3. Considere o valor que o cliente está disposto a pagar
Durante o processo de calcular o preço de serviços, também é necessário avaliar o preço que os clientes estão dispostos a pagar pelos seus serviços, sempre considerando sua margem de lucro para que se chegue em um valor justo, correto, atrativo e lucrativo.
4. Considere os preços praticados pelos seus concorrentes
Os preços cobrados pela concorrência também devem ser analisados, pois é uma boa forma de entender o mercado.
Portanto, realize algumas pesquisas e verifique se seus preços estão competitivos e compatíveis com o mercado.
5. Considere os seus diferenciais competitivos
Ao calcular o preço dos seus serviços, não esqueça de considerar os seus diferenciais competitivos, como as técnicas utilizadas, o atendimento e serviço diferenciado, a experiência do cliente etc.
Quanto mais eficiente e qualificado for o seu serviço, melhor será o seu valor agregado.
Uma contabilidade especializada garante mais eficiência para o cálculo dos seus serviços
Sabemos que calcular o preço dos seus serviços corretamente pode parecer uma tarefa quase impossível devido aos inúmeros fatores que precisam ser considerados.
Por isso, contar com o suporte de uma contabilidade especializada poderá ajudar você a garantir maior assertividade nos seus cálculos e maior organização para as suas finanças.
Assim, você poderá não só precificar seus serviços corretamente, como também realizar os aumentos necessários sem prejudicar a sua captação de clientes.
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Nós, da BM Cont, somos uma contabilidade especializada em empresas de serviços.
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Desse modo, se você deseja calcular o preço dos seus serviços prestados de forma correta, eficiente e descomplicada, fale com os nossos especialistas agora mesmo.
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