Guia prático de como fazer um plano de negócios para prestadores de serviço
O plano de negócios é importante para todo tipo de empreendedor. Veja várias dicas de como ele funciona para prestadores de serviços!
Saber montar um plano de negócios é um requisito essencial para o empreendedor iniciante. É o plano de negócios que determina o caminho a ser seguido pela empresa, assim como elenca os requisitos necessários para o seu funcionamento.
Por exemplo, é o plano de negócios que já estabelece metas mínimas, detalha fornecedores, assim como apresenta um plano de mercado e outros fatores importantes para a empresa. Para prestadores de serviço, o plano de negócios possui a mesma função.
Neste texto, falaremos sobre como fazer um plano de negócios para prestadores de serviços, sobre a importância desse documento, além de outros pontos importantes. Acompanha!
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento que detalha todos os passos necessários para iniciar um negócio e mantê-lo em funcionamento. Encontra-se no plano de negócios um estudo de todos os fatores necessários para a estrutura e viabilidade da empresa.
O plano de negócios deve conter uma análise do mercado, dos custos mínimos para o funcionamento do negócio, uma análise da precificação adequada, assim como um guia de tudo o que deve ser realizado até o início factual do negócio.
No caso de prestadores de serviço, o passo mais importante é determinar os custos necessários. Por exemplo, se será necessário o aluguel de uma sala comercial, se precisará de funcionários adicionais, gastos com água, luz, e assim por diante.
A importância do levantamento desses custos ocorre em função do fato de que eles incidirão diretamente sobre o valor de cada serviço. Com isso, logo de início, o prestador de serviço deve ter uma estimativa precisa do quanto precisará vender mensalmente para manter o funcionamento básico do negócio.
Para que serve um plano de negócios?
De um modo geral, o plano de negócios serve para que o empreendedor tenha um melhor direcionamento sobre o que é necessário para o funcionamento de todo o negócio. Apesar do seu nome, o plano de negócios traz detalhes práticos sobre a viabilidade do projeto.
É já no plano de negócios que o empreendedor tomará decisões importantes sobre a melhor forma de conduzir e iniciar a empresa. Sem esse plano, o empreendedor poderá acabar tomando ações erradas, de modo a prejudicar o próprio crescimento do negócio.
Para prestadores de serviço, o erro mais comum é o de precificar os serviços de maneira errada e acabar tendo que encerrar as atividades antes do esperado, pois o número de clientes não é suficiente para manter a empresa em funcionamento.
Infelizmente, prestadores de serviço costumam definir preço sem muito critério sobre os custos e outros fatores importantes, daí o risco de que o negócio já se inicie de um modo errado, sem a garantia de algum lucro.
Quais os benefícios de um plano de negócios?
Há diversos benefícios de se elaborar um plano de negócios para o prestador de serviços. O primeiro deles é o de ter uma estimativa mais precisa para a precificação correta dos serviços e para os custos de funcionamento.
Além disso, outros benefícios importantes são:
- Ter uma melhor estimativa do custo necessário para o funcionamento;
- Estabelecer estratégias para aumentar o faturamento;
- Analisar a viabilidade do projeto;
- Determinar metas mais coerentes para o negócio;
- Dentre outros.
Como fazer um plano de negócios para prestadores de serviço?
Agora que já falamos de toda a importância e dos benefícios do plano de negócios para prestadores de serviços, apresentaremos um breve guia do que fazer para elaborar o seu próprio plano de negócios:
1 – Calcule todos os custos
O primeiro ponto a ser levantado para o seu negócio é o de calcular todos os custos necessários para realizar os seus serviços. Aqui, haverá várias decisões a serem tomadas, como por exemplo:
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- A necessidade de locar uma sala comercial;
- Equipamento necessário para o oferecimento dos serviços;
- Despesas mínimas, como aluguel, internet, água, luz etc;
- Cálculo de pró-labore do empreendedor;
- Custos com marketing e outros serviços de divulgação;
- Dentre outros fatores
2 – Calcule o preço
Em seguida, o próximo passo do seu plano de negócio é o de calcular o preço correto para os seus serviços. Para o prestador de serviço, o mais importante é evitar o erro de apenas considerar o preço dos concorrentes. Seu preço deve estar em acordo com os custos levantados na primeira parte do plano.
Assim, é importante que você já considere os preços necessários para cobrir custos e ainda um pró-labore razoável. Aqui é possível até se guiar pelo preço dos concorrentes, mas é necessário ter em mente que os custos são sempre seus e não do seu concorrente. Portanto, cuidado!
3 – Estabeleça suas metas
Uma vez que você tenha definido o seu preço, agora se torna mais fácil determinar suas metas. Agora você poderá saber quantos clientes precisa fechar em um mês para cobrir seus custos fixos. Assim, poderá elaborar estratégias para fechar essa quantidade de clientes e até mesmo ajustar novamente os preços, caso necessário.
É importante ter em mente que as metas devem ser sempre coerentes com os custos fixos. Isso te dará uma boa ideia de como manejar seus preços, no que mudar nas suas estratégias para manter-se em funcionamento, etc.
Porém, sem o levantamento dos gastos fixos, seu negócio estará sempre navegando no escuro, sem saber exatamente o que deve ser melhorado. Essa é a grande vantagem do plano de negócios.
4 – Desenvolva suas estratégias de vendas
Agora que já falamos bastante sobre valores, nesse passo você deverá botar no papel todas as estratégias de vendas que podem ser implementadas no seu negócio.
Um bom plano de negócio não trata apenas do quanto vender, mas principalmente de como vender e o que deve ser feito para vender mais.
Com essas dicas, certamente seu negócio estará muito mais seguro para iniciar e crescer. O plano de negócios é um bom guia para tudo o que o empreendedor fará no seu início. Boa sorte!
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